Pregão de R$ 25 milhões para manutenção de prédios é barrado por indícios de sobrepreço em Rio Preto
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Cidade de Rio Preto, na Zona da Mata Mineira
Google Maps/Reprodução
A Prefeitura de Rio Preto precisou suspender um pregão com valor total aproximado de R$ 25 milhões, após denúncias apontarem indícios de sobrepreço da planilha orçamentária para contratação de serviços de manutenção em prédios e bens públicos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A suspensão atende determinação do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE), que afirma que a planilha orçamentária presente no edital apresentava o valor global da obra, sem detalhar os preços unitários de cada serviço passível de contratação, na prática conhecida como “jogo de planilha”.
Ainda conforme o TCE, houve sobrepreço em itens, como mão-de-obra de serralheiro e jardineiro. A empresa vencedora do certame teria apresentado uma proposta com desconto de 19% sobre o valor total estimado da contratação, o que não diminuiria o superfaturamento identificado em itens relevantes, segundo o TCE.
O Tribunal fixou prazo de cinco dias para comprovação da suspensão do certame, sob pena de multa diária. Em contato com a TV Integração, o Executivo informou ter publicado uma portaria suspendendo o ato e cumprindo a decisão.
A Prefeitura não se manifestou sobre as irregularidades apontadas.
LEIA TAMBÉM:
Após incluir montagem de eventos e serviços veterinários em um mesmo edital, TCE suspende licitação em Santa Bárbara do Tugúrio
Pacientes em corredores, banheiros sem descargas e outras: veja irregularidades encontradas no HPS, em Juiz de Fora, durante fiscalização do TCE-MG
ASSISTA TAMBÉM: Rio Preto influenciou outras cidades da Zona da Mata
Rio Preto influenciou outras cidades da zona da mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes